quarta-feira, janeiro 17, 2007

De médicos...

... não tem medo absolutamente nenhum. Nunca chorou numa consulta. Deixa fazer tudo o que é preciso. Ontem portou-se como gente grande. Nem sequer ao aparelhómetro de ver os ouvidos foge. O pediatra fez-lhe ginástica com as pernas e ela impávida e serena deitada na marquesa, com um ar de gozo que só mesmo visto. Ar de gente crescida, ar de menina e não de bebé. Fartou-se de falar, deu beijinhos, disse o nome do doutoi. Não esperneou para ser medida (87cm) nem para ser pesada (11.740 kg, de pé pela primeira vez). Subiu um pouco os percentis desde a última consulta o que não me admira porque foi precisamente nessa altura que começou a comer melhor. Aos 2 anos está óptima, a crescer saudável, sem doenças dignas de nota há quase um ano. Voltamos lá daqui a 4 meses para mais uma rotina. Tentar tirar as fraldas só lá para a Primavera. Ainda é cedo.

Hoje no hospital, a ecografia ao rim ligeiramente dilatado. A Pipa deita aqui pa doutoia vei a barriga. Deitou-se, virou-se, obedeceu à médica, ficou calminha a ver a sonda passear nos rins. Mesmo quando disse não queio mais não se mexeu. Mais uns quantos elogios ao bom comportamento da menina. Que ela já não precisava de continuar a ser seguida mas por ela (médica) fazia-lhe ecografias muito mais vezes porque ela se portava muito bem. Que os outros de hoje se tinham portado todos muito mal, que choraram muito e que ela era linda porque se portava muito bem. (Um diabo em casa, um anjo no hospital!).

Com o nefrologista não se calou um segundo, fartou-se de falar com ele. O senhor a tentar escrever na ficha e ela sempre de conversa com o doutoi. E ele lá ia conversando com ela até que lhe saiu um "mas ela é um espectáculo, não é normal assim só com 2 anos..." Pois, onde é que eu já ouvi isto? Assim só tipo, todos os dias, desde o médico ao caixa do supermercado! Deu-lhe alta, já não precisamos de lá voltar. A dilatação que existe é considerada dentro dos parâmetros normais e não exige seguimento.

Pelo meio recebeu as notas do 1º Período. Como brincava o pai de uma coleguinha "as raparigas safaram-se, não precisam de ir para a explicação." Ela adquiriu tudo. Mas já tinha adquirido há muito... Aquela de dizer o primeiro nome dá-me vontade de rir porque ela diz o nome todo e tem vindo a aperfeiçoar os apelidos que agora já vão tendo as sílabas todas. Mas a do "junta duas palavras"ainda é melhor. 2 palavras?? E que tal 10? Acho que vou sugerir à Xaia uma mudança dos parâmetros para esta turma fora do vulgar (palavras da directora que diz que nunca tiveram uma turma assim), não é? (e nem preciso de me lembrar de dizer porque ela já deve estar a ler aqui... :-) De resto é autónoma, independente, expressiva, comunicativa, atenta, colaboradora, meiga, tem a linguagem, raciocínio e compreensão muito desenvolvidos, curiosa, exploradora... e tem um desenvolvimento muito bom, a todos os níveis, para a sua idade (esta copiei!) Posso acrescentar que no meio de tanta coisa boa, falta aqui a parte má. Agora deu-lhe para fazer birras! Não são muito frequentes mas vai fazendo...

E à laia de diário, neste dia 17 de Janeiro, não podia deixar de dizer: sejas muito feliz cá fora Daniela!

4 comentários:

Paula Silva disse...

Bom ..parabéns!!!!!!!!!
Um Jinho Gôdo
Paula

Lúcia disse...

Ainda bem que está bem :)
Bjnhs

Anónimo disse...

Olá

pelo que escreveste o desenvolvimento dela nao podia estar melhor.

bjs

alice+duarte

Anónimo disse...

Pois ando a ler sim ;)!!!
Aqui em segredo:a mudança dos parâmetros também foi sugerida por mim, à Directora, mas ainda não foi desta...
A piolha é um Espectáculo!!!
Xaia