segunda-feira, setembro 04, 2006

Das férias trago

sobretudo a noção de que é impossível descansar quando se tem uma filha hiperactiva (não que tenha sido diagonosticado, mas nós já começamos a achar que tanto salto e pulo e nunca parar 2 segundos quieta, excepto a dormir, não pode ser normal, é demais).

das malas que odeio fazer (odeio, odeio, odeio e só odeio um bocadinho menos graças à folhinha de Excel que o meu pai fez e que eu adaptei com as nossas coisas, e que tem tudo o que se possa pensar que podemos precisar de levar para férias)

dela a nadar como verdadeiro peixe na água (temos provas filmadas!). Com as suas badeiras (braçadeiras) nos braços ora vai de barriga para baixo ora vai de costas, a dar às pernas, concentrada no que está a fazer. É definitivamente peixe! E o ar de satisfação quando está dentro de água, é indescritível. Por isso as idas à praia e piscina são tudo menos relaxantes. Ainda não dá para a deixar sozinha dentro de água, não é?

dela a pedir "paia (praia)" e "põe as badeiras" sempre que quer ir para dentro de água. Mas também a dizer "xair" quando já se fartou e está a começar a tremer e ficar roxa e com os dedos "nojos" como eu dizia quando era miúda e ficava enregelada.

dela a comer (às vezes, só às vezes) como gente grande, com o "fago" ou a "coié" e a conseguir colocá-los direitinhos na boca. Também recordo as vezes em que come tudo à mão e faz uma grande javardice e enche a roupa toda de nódoas de tomate, que ela adora. A resposta "batatas" sempre que perguntamos o que quer comer (fritas, entenda-se) mas distraída lá acaba por se esquecer e comer outras coisas.

dela a falar. A falar. A falar, A falar. Fala pelos cotovelos. Dou comigo às vezes a pensar: mas porque é que eu estava desejando que tu falassses mesmo? É que agora não se cala. E também não se limita a dizer palavras. Agora é tudo em frases. E frases que até se percebem. Do género:


Tia (tira) o pé, pai.

Dá cá o chapéu mãe.

A Pipa põe o tinto (cinto - da cadeira do carro, da cadeira de comer, do carro de passeio, seja qual for, ela é que quer pôr)

Biada nói (obrigada senhor - utiliza quando os empregados do restaurante trazem alguma cosia para a mesa)

Não choia Caquinho - não chora Vasquinho (esta fartou-se de dizer nas férias, ao filho dos nossos companhieros de viagem, quando ele começava a "refilar")

A pota tá tada (fechada), sem mais nem menos sempre que vê uma porta fechada

Oia o vião (olha o avião - quando ouve ou vê um avião passar)

Se houve algum knoc knoc na porta diz logo "Quem é?" (mas quem é que lhe ensinou esta, nós nunca dizemos "quem é", espreitamos pelo visor ou pelo óculo!

pergunta-nos muitas vezes "o que foi pai" ou "o que foi mãe"

Pergunta-nos muitas vezes "como chamas?"

Outras vezes quando a chamamos, responde "Diz"

Adora combóios e adora dizer-lhes "xau tabóio, uuu uuuu"

Estas e muitas outras, apareceram-lhe naturalmente, durante as férias. De vez em quando há uma ou outra que não percebo e ela repete e repete como se fosse óbvio aquilo que está a dizer, mas no geral até se percebe bem. E nós fartamo-nos de rir às custas dela principalmente quando se sai com novidades que ninguém estava à espera. Está uma menina, esta nossa filha.

...

dela a andar de camelo ao meu colo sem qualquer sinal de medo. E como é que faz o camelo? "Pumba" (porque se sentam primeiro nas patas dianteiras e só depois "cai" o rabo).

da visão do cabelo dela a ficar parecido com o de uma menina, com caracóis loiros e canudos (mini mini mas dá para ver!). Dos "ganches" de todas as cores que já comprei e que ela normalmente deixa pôr e até pede "A Pipa põe"... como não podia deixar de ser!"

do preto e vermelho e castanho e quase total ausência de verde da paisagem onde passámos a semana do meio das férias.

de que me apetece ter férias outra vez. (Ainda bem que só faltam 3 semanas!)

6 comentários:

Lúcia disse...

Está uma menina " quexida " :)
Bjnhs

lost disse...

Esta descrição está uma delícia!! :)

Deve estar uma querida!!! ehehhe!!!

Jinhos doces

Ana disse...

E eu estou como tu há uns tempos....a desejar que a Leonor comece a falar.

Mas a tua filhota é mesmo tagarela, ela já diz muita coisa para a idade dela. Assimpuxapor vocês :)

A folhinha de excel dá para disponibilizar?

Beijocas

Sara CS disse...

A Filipa é um espanto!
Uma folhinha do Excel tb para mim, se-faz-favor!
Beijinhos.

Anónimo disse...

Apesar de tudo o que se diz vale sempre a pena repetir que ela é um espanto.
E ... uma folhinha de excel para mim também se faz favor... (urgente, a Carol vai de férias com os avós e, de ceretza que me vou esquecer de algo...)
Obrigado. BJS

Anónimo disse...

Já me tinha esquecido do "Não chores Caquinho":-)

Apesar das birras e das teimosias as férias até foram boas:-)

Bjs