sexta-feira, setembro 22, 2006

No início era o verbo

Uma coisa são gralhas. Eu escrevo muitas e a toda a hora. Sou completamente disléxica no teclado e se algumas acabo por descobrir e corrijo, outras ficam mesmo assim. Quantas e quantas vezes escrevo cosia em vez de coisa, masi em vez de mais, memso em vez de mesmo, apra em vez de para. Mas essas são isso mesmo: gralhas. Que não daria se estivesse a escrever com caneta em vez de teclas. Outra coisa são as vírgulas que muitas vezes não sei onde colocar e que às vezes não parecem ficar bem em sítio nenhum. Não sou nenhum génio da escrita nem pouco mais ou menos mas o que eu não suporto mesmo e admito a quem quiser ouvir, são os erros ortográficos.

Principalmente aqueles bem cabeludos. Aqueles que me irritam e enervam e tiram do sério e que me fazem ter vontade de bater em alguém. Aqueles que de os ver tantas vezes duvido de mim própria ao ponto de ir confirmar no dicionário como se escreve alguma cosia (vêem??) que eu até tinha a certeza como era, mas de ver tanta e tanta gente a escrever de outra forma (mal) fico sem saber se sou eu que estou errada (e chego sempre à conclusão que estava certa e nesses momentos autoflagelo-me por ter duvidado de mim própria!)

Então quando são dados por pessoas que ganham balúrdios para não fazer um corno e que nem se dão ao trabalho de saber escrever Português, ainda me irritam mais. Não só irritam como chocam. Não acho admissível que ninguém que tenha andado na escola os dê quanto mais alguém que tirou um curso superior e que é director de alguma coisa. Devia ser proibido. Antes de serem contratados deviam fazer uns ditados, umas provas, qualquer coisa. E se dessem daqueles erros de fazer corar as pedras da calçada, deviam ser excluídos sem apelo nem agravo. Desemprego com eles.

Lembro-me de corrigir erros de professores da faculdade no quadro. Lembro-me do professor de Informática escrever expontâneo. Lembro-me de outra professora ter escrito um erro horroroso no quadro. Lembro-me dela e lembro-me da situação, só não me lembro da palavra.

Quem não sabe escrever devia estar quieto. E quando os erros são dados por pessoas com que simpatizo, que são boas pessoas, que são queridas e tal mas que não sabem escrever, fico triste. Primeiro chocada, depois desiludida e com pena. Pena que não saibam como escrever as palavras, pena que nunca tenham tido bons professores como eu até acho que tive alguns, pena porque os pais não os incentivavam a ler quando eram miúdos como eu tive a sorte de ter, pena porque o mundo para eles é muito mais limitado. É um mundo de enganos e de erros. De Português, é certo, mas de erros (e os que deviam ser despedidos são só os directores, atenção!).

Há os frequentes há sem h e há com h quando é sem, os estivestes, fizestes, ouvistes, comestes (quando referente à 2ª pessoa do singular), os famosos daria-se, faria-se, os inenarráveis "tracinhos" nos verbos: volta-mos, enviar-mos, atingir-mos, deixar-mos...

À cerca, tragecto, geito, diverção, anoréxica, pretenção, vôo, acelarar. Agora até há um novo: passífico. Conhecem? Eu também não conhecia até há poucos dias.

Também há os que não aparecem escritos mas ouvem-se por aí... Fáçamos, póssamos, vistezio ou encontrastezio, levazios ...

Basta vaguear um pouco por aqui para encontrar mais uns quantos. Felizmente até nem encontro muitos. Mas isso é porque os sítios onde os há, são pouco visitados por mim. Prefiro aqueles que são lufadas de ar fresco, daquelas pessoas que nasceram para escrever e que me fazem pensar: bolas, como eu gostava de escrever assim. Para não ferir susceptibilidades, não refiro ninguém. Mas eles sabem quem são.

No trabalho não me safo. Todos os dias chegam e-mails das mais diversas pessoas, dos mais diversos cantos do país, dos mais diversos níveis sociais. E aí a lista é interminável. Dá-me logo vontade de responder de volta que só respondo quando a pessoa aprender a escrever como deve ser. Mas infelizmente não posso fazer isso. E nesses casos limito-me a forçar-me a usar no e-mail de resposta as mesmas palavras - correctas - que me enviaram erradas. Pode ser que assim se faça luz em algumas cabeças. Ou não.

Ah, e só para terminar, porque é coisa que agora muito aparece por aí em inúmeras versões diferentes, expectoração escreve-se assim como está aqui. Nem com s nem com u mas assim.

E se alguma vez me apanharem algum erro, por favor corrijam-me que eu cá não gosto de passar a vida a escrever coisas erradas e prefiro que me digam logo para eu aprender como é. Ou nesta vida não estivéssemos sempre a aprender... e eu quero continuar.

19 comentários:

lénia rufino disse...

no teu texto, apenas uma gralha. uma vírgula fora de sítio: "Mas isso é porque os sítios onde os há, são pouco visitados por mim.". Não podes separar sujeitos de verbos, como sabes. Logo, aquela vírgula no meio da frase está a mais.

eu sou como tu: irritam-me os erros atrás de erros, tenho pena das pessoas que os dão, por terem um mundo mais limitado e por não terem tido a oportunidade de aprender decentemente uma coisa que devia ser perfeita em cada um de nós: a nossa língua materna.

e essa da "especturação" também é uma coisa que me tira do sério...!

Inês disse...

Subscrevo tudo aquilo que aqui escreveste. Admito que de vez em quando também dou erros, mas por distracção ou, tal como tu, por ver tantas vezes as mesmas palavras mal escritas, ou ainda por bloqueio mental passageiro. Confesso que o meu handicap são mesmos os acentos e as vírgulas, desde a primária que não os ponho, sou assim um bocadinho a atirar para o Saramago.
Acho que sou uma seca a escrever porque não nasci para isso, a minha onda são os números, mas primo por não dar erros.
Eu também agradeço que quando apanharem uma "gralha" no meu blog que corrijam.

p.s. Às vezes também escrevo os vistesme e ouvistesme assim, mas é a gozar :), era mau demais.

MHelena disse...

Concordo perfeitamente! Eu também sou muito crítica relativamente aos erros ortográficos e detestaria escrever um texto com um erro que fosse. Mas é claro que pode acontecer e, nesse caso, até gostaria que me avisassem. Quanto às virgulas... é sempre mais complicado e depende do ritmo de leitura de cada um - de quem escreve e, depois, de quem lê o que foi escrito. Beijinhos

PS - o Dinis passou de http://omeufilhoeeu.blogspot.com para este novo endereço. Continua a adorar ver as fotografias da Filipa e chama-a de "pipa".

MHelena disse...

E depois de ler o meu próprio comentário reparo que escrevi virgulas em vez de vírgulas. Toma lá que já almoçaste(s)! :-)))

Anónimo disse...

Também destesto erros ortográficos.

Por acaso o último que me arrepiou foi "camera" e foi no blogue ali da Lénia.

lénia rufino disse...

ao anónimo: obrigada pela correcção. não se acanhe.

lénia rufino disse...

ó helena, as vírgulas não dependem de ritmos de escrita nem de ritmos de leitura. existem sítios onde podem e onde não podem estar. a "regra" é menos rígida que a que concerne à ortografia mas, ainda assim, existe. beijinhos!

:) disse...

txxxiiiii a filhada danou-se ;p

jinhos

Ana disse...

ui... Tenho muitas dúvidas, em muitas palavras e, quanto mais tempo passa, acho que pior escrevo. Mas, esforço-me, chego até a consultar dicionários (frequentemente).
O que acho mesmo importante é lavar a alma... com, ou sem erros ortográficos.
Beijocas

Anónimo disse...

oi

Anónimo disse...

com esse defeito estupido de achares que as pessoas que dão erros não deviao ter o emprego que têm, por isso é que não sobes na vida por te preocupares com coisinhas minimas que muitas nem dão por isso.
Ja pensas-te que muitas pessoas não tiveram opurtunidade de estudar, ate os podias ir ajudar ja que te preocupa tanto os erros.

morgy disse...

Obrigada :) Ainda na semana passada escrevi a bela da expectoração com "u", olhava para aquilo e não me parecia bem, mas o "o" também não me parecia bem. Agora já corrigi :)
Mas das coisas que mais me irritam por aí são cedilhas antes de "i"s e "e"s...

Anónimo disse...

Esqueceste-te das "alinhas"!!! LOL

E tu, oh anónimo analfabeto, foste daquelas pessoas sem "opurtunidades", já se viu!

Anónimo disse...

Um pequeno e modesto contributo: "Abóbora de 100 quilos ESPOSTA em..."

Uma peça na TVI pontuada (ou deverei dizer soletrada) por este destaque gráfico. Uma "esposição" que deixou muito mal "dispoxto".

Anónimo disse...

Quero dizer que ME deixou muito mal "dispoxto".

Inês disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Inês disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Inês disse...

opsss :) n sei como deixei escapar aquele.

Inês disse...

Caro(a) anónimo(a), achar que todos devemos saber escrever, já nem digo bem, não é uma mesquinhes de alguns, devia ser uma obrigação de todos. Ler e escrever é a primeira coisa que aprendemos a fazer quando entramos para a escola e a não ser que não tenha cumprido o ensino básico obrigatório, não vejo desculpa para o deixar de fazer correctamente (era para isso que se faziam os ditados). Assim sendo, desta vez, vou eu corrigi-lo dos 7 erros ortográficos que deu neste texto mínimo, 2 dois quais GRAVES (mais 1 e fica sem carta).
Erros: estupido, deviao, minimas, ja, opurtonidade, ja.
Correcção:
Com esse defeito estúpido de achares que as pessoas que dão erros não deviam ter o emprego que têm, por isso é que não sobes na vida por te preocupares com coisinhas mínimas que muitas nem dão por isso.
Já pensaste que muitas pessoas não tiveram oportunidade de estudar, até os podias ir ajudar já que te preocupa tanto os erros.