terça-feira, outubro 10, 2006

Adoio-te!

Ando numa fase um bocado babada e não me vou dar ao trabalho de o esconder. Derreto-me só de olhar para ela e ao observar o seu comportamento, reacções e raciocínios. Acho que até tenho motivos para isso (pelo que conheço dela e pelo que todos que a conhecem me dizem... educadora, pediatra, professora de natação, conhecidos e desconhecidos...) e se não me lembro de tudo o que diz e faz, pelo menos algumas ficam registadas para me ajudar a mim própria e às minhas frequentes falhas de memória.

Está uma menina crescida, do mais meigo que há quando quer. Adoro conversar com ela, porque efectivamente dá para ter conversas com ela. Percebe tudo e não só percebe como se consegue fazer compreender e quando percebe que o conseguiu, fica toda contente. Há uma ou outra palavra mais difícil (o pai às vezes consegue traduzir melhor que eu) mas no geral percebo-a sempre. As palavras vão melhorando com o tempo. É refilona e teimosa quando lhe dá para isso. Só come o que lhe apetece e quando lhe apetece. Sopa só na escola, em casa não consigo dar-lhe nem uma colher. Iogurtes e leite é a toda a hora, alimentava-se só disso se pudesse ser. Normalmente dorme bem, agora anda numa de quase directo das 20h às 8h, mais coisa menos coisa (excepto nas noites em que os dentes se portam mal!).

Acho que nunca me tinha passado pela cabeça como é possível uma pessoa apaixonar-se por um filho. Mas é assim que me sinto, cada dia mais, por ela.

Agora anda aflita dos dentes. Diz dói-dói e aponta a gengiva enquanto choraminga... Queio médo Queres o remédio? É, uabo. No rabo? (pois, os supositórios). Não, olha este remédio é na boca. Boca (e abre a boca, deve estar mesmo mal, para querer remédios!)

Acho que não gosta de me ver de cabelo preso (não, não foi por isso que o cortei) porque sempre que me via de rabo de cavalo, dizia (e tentava tirá-lo) tia, tia o totó mãe!

É minha (assim mesmo, com todas as letras quando acha que alguma coisa é dela. Outras vezes diz é da Pipa

queies papa? Queies papa do bebé mãe?" (a espetar-me a colher do nenuco na boca)

como chamas pai?, como chamas mãe - fica toda contente quando respondemos o nosso nome e dá uma gargalhadinha. E tu, como te chamas? Pipa! Pipa quê? Pipa Baiel! (já diz o apelido hã!)

Quando é contrariada, às vezes levanta a mão, abro-lhe os olhos e digo que não se bate na mãe e ela imediatamente me faz festas na cara e diz fetinha como quem diz "só se faz festinhas". Ou ponto, ponto como quem diz já passou . Às vezes até diz cupa que é a maneira dela de pedir desculpa.

Adora dar beijinhos aos dois ao mesmo tempo, agarra o pai com um braço e a mãe com outro, depois vai dizendo e empurrando pa tás mãe e pa tás pai conforme lhe apetece um ou outro

a mãe é da Pipa se alguma outra criança se mete comigo

aquela é da mãe, aquela é da pai, aquela é da Pipa - apontando para tudo, sapatos, malas, carros, etc e sempre no feminino.

Comprei uns sapatos e ela sai-se com sapatos novis... apontando para eles.

queio o lápis queio o djenho - risca tudo, inclusive o chão da cozinha.

conta até 10 sem lhe pedirmos: um doix, tés, caco, cinto, seix, sete, oto, novi, dexxx (quem diz que não se aprende nada na televisão?)

Pouco bauio mãe (se ligo a picadora ou a varinha mágica)

Queio os ténis - se lhe calço outra coisa qualquer... Ou queio as botasss se lhe calço os ténis Ou queio os nanelos (chinelos) se lhe calço botas... Enfim, estão a perceber o esquema.

Dá cá o titinho, já chega (quando o biberon ainda está no micro-ondas a aquecer)

É po aqui (quando vamos a algum lado e ela acha que sabe o caminho, vou a conduzir e ela vai a dar as dicas)

Last but not least o pai ensinou-a a dizer um segredo. E sempre que lhe pedimos para ela dizer um segredo, ela diz: adoio-te!

9 comentários:

Anónimo disse...

Estava a ler isto e lembrei-me que outro dia o Caquinho do nada disse isto:

A badola!Depois riu-se e disse: É como a Fuipa diz camisola:-)

Sara CS disse...

Um mimo a Pipa!

Paula disse...

Está sem dúvida uma menina crescida e muito querida.

Beijinhos :o)

Lúcia disse...

Tão fofa, então o adoio-te é de derreter corações :)

Susie disse...

:-)

Tão doce...

Adorei a frase: "Acho que nunca me tinha passado pela cabeça como é possível uma pessoa apaixonar-se por um filho. Mas é assim que me sinto, cada dia mais, por ela".

Sinto isso tantas, mas tantas vezes...há quatro anos e meio e, há 15 meses, a duplicar! É de doer o coração...

Anónimo disse...

Parece que foi ontem que chegou ao berçário...e o tempo passou t-ao depressa! bjs Zinda

Ana disse...

a minha simplifica muito... por isso, eu acho que ela pensa essas coisas todas... mas é mais fácil dizer hum, hum...ehehehe

bj para a Pipa

Anónimo disse...

e que segredo delicioso...
beijocas

Licas disse...

É delicioso, como agora diz a d. Inês. Curioso que também ando assim numa fase mais do que apaixonada pela minha filha. Completamente babada.
Só a nível de consultas é que as coisas diferem um bocadinho, primeiro porque ela detesta ser consultada e berra e chora e afins, segundo porque está a começar a ter que fazer uma dietinha, apesar de eu ter montes de cuidado com a alimentação dela e ela não parar.
1 bjx