segunda-feira, julho 10, 2006

Aos 18 meses

estás mais mimada que nunca. Voltaste a chamar mamã e papá, coisa que já não fazias desde que começaste a dizer essas primeiras palavras. E de vez em quando esticas os braços e pedes "couo" a propósito de coisa nenhuma.

choras quando ficas no colégio de manhã. O facto de não estar nenhuma das tuas duas "anjas" da guarda ajuda mas eu acho que não é só isso. Entraste mesmo na fase em que tens mais consciência das coisas e por isso agarras-te ao pescoço da mãe e do pai.

tens um vocabulário estupidamente rico para a tua idade. Percebes tudo o que te dizem e ages em conformidade. Interajes connosco como gente grande. Todos os dias tens uma palavra nova, quase todas dizes por iniciativa própria e sabes aplicá-las, há uma ou outra que só dizes a pedido.

és traquina e teimosa. Ou como dizem na escola "torta". Desafias-nos constantemente, provocas-nos. Quando te dizemos para não fazeres uma coisa é quando vais mesmo fazer. Ontem comeste quilos de areia. Eu lavava-te a boca e tu imediatamente jogavas a mão à areia para comer mais. Punhas a mão toda na boca cheia de areia mesmo para me desafiar. Ainda não sabemos para onde vamos de férias mas por mim é um sítio sem areia, de preferência daquelas que são só pedras e água como em Malta. Ir à praia contigo é cansativo e desgastante porque não páras um segundo quieta e só queres fazer disparates (além de que eu odeio areia, mesmo sem tu a comê-la).

és meiga com toda a gente. Beijoqueira mesmo. Tens de estar para aí virada mas se estiveres, toda a gente te arranca beijinhos sonoros.

já comes tudo sozinha. Fazes questão de o fazer e não queres que sejamos nós a dar. A sopa em casa ainda vai mais para o queixo e para todo o lado mas o truque é dar-te comida mais grossa. Andas a comer bem melhor do que há uns tempos mesmo que seja com alguns "truques" (ontem ao almoço, uma batata frita servia de colher para a sopa!). Comes coisas inteiras, como por exemplo fruta. Não comes muita quantidade mas comes de tudo um pouco. Não dispensas nem leite nem "iutis" principalmente com "painha". Deves ter uns ossos muito bons a julgar pela quantidade de cálcio que consomes. És gulosa, por "bouos" e chocolate, gelado e afins.

adoras água seja em que forma for. Para beber, para tomar duche na banheira - que de banheira cheia já não tomas há meses - nas aulas de natação ou na praia. Fria, quente, morna, tanto faz, desde que seja água. Ontem tivemos que te tirar à força do mar porque já tinhas a boca roxa porque se dependesse de ti, ainda agora lá estavas. Os olhinhos até brilhavam enquanto andaste por ali. Quando te desiquilibraste com uma onda e ficaste de cara debaixo de água é que não achaste muita graça, mas passou depressa.

adoras o Noddy e consegues estar sentada, quieta e concentrada, a ver um episódio inteiro. Cantas a música, à tua maneira, mas o que sobressai mesmo são os "Noddys" gritados e no preciso tom em que o dizem na música. O carro amarelo é qualquer coisa como "camaiel".

imitas tudo o que vês os pais fazerem, seja próprio ou não para tu fazeres. Imitas gestos e acções e imitas palavras. Quando já te sentes mais segura dizes em voz alta, se ainda estiveres a aprender, repetes mais baixinho. Às vezes ficas envergonhada quando dizes coisas novas.

já não achas tanta piada a estar sentada na sanita. Agora preferes o "batio". Mesmo assim, grande parte das vezes dizes cocó quando já fizeste e não quando ainda queres fazer. Se estiveres distraída a brincar, então nem se fala nisso. Ainda é cedo apesar de tu quereres muitas vezes tirar a fralda (que também dizes mas eu não consigo repetir como).

quando te perguntam o nome respondes "Pipa". Se te perguntam quantos anos tens, dizes "dois". Ainda ontem na praia um surfista se meteu contigo (porque é que engraças sempre com homens, hã?) e foram estas as respostas. Eu acho que tu respondes 2 porque todos os teus colegas ou já fizerem ou estão a fazer dois e tem sido só festas de 2 anos. Tu tens só um ano e meio mas isso é mais difícil de dizer, não é?

dormes a noite toda e na maioria das vezes já apanhas a chucha sozinha sem chamar ninguém mas quando tens algum pesadelo, não há chucha nem colo que resistam. Acho que ainda só aconteceu uma vez mas foi o suficiente para ficarmos sem saber o que fazer para te acalmar. No sábado estavas tão cansada com tanta brincadeira nos anos da prima que adormeceste às 7 da tarde e só acordaste às 7h30 da manhã. Sem jantar nem tomar banho nem nada. Lá te demos uma papa líquida para te aguentares durante a noite e foi até de manhã. Claro que acordaste com a pica toda.

na sexta fomos à consulta dos 18 meses e choraste pela primeira vez numa consulta. Quem me manda a mim que no próprio diz estava a gabar-te e a dizer que nunca tinhas chorado nas consultas. Não foi muito e até te meteste com o doutor, mas na parte de pesar e medir é que não estavas muito contente e só chamavas pela mãe. Ultrapassaste a barreira dos 10kg e no comprimento ia jurar que tinhas mais uns 2 cm pelo menos do que aquilo que ficou registado no livro. O facto de estares a entortar-te toda não ajudou nada. Logo à tarde nas vacinas, tenho de pedir à avó para te medir outra vez só para tirar as teimas.

O doutor disse-te que tu falavas muito, que tinhas um vocabulário mais vasto do que o normal para a tua idade e que percebias tudo o que ele estava a dizer. Falou contigo e tu ias respondendo à tua maneira. Ajudou o facto de teres estado tagarela e de apontares para as coisas do consultório e dizeres os nomes delas e os nomes dos animais e que sons é que eles fazem, e os nomes dos brinquedos que o doutor tem no consultório.

Quando o doutor perguntou à mãe se os pais tinham consciência de que estavas muito desenvolvida para a idade, por uma fracção de segundos achei que me ia dizer que se calhar eras hiperactiva ou sobredotada ou qualquer um desses palavrões que me fazem tremer só de pensar no assunto. Lá respondi que sim, que tinha uma vaga ideia que tu falas mais do que outros que conheço, que eras muito despachada, que compreendias tudo o que te dizemos, que fazes frases (ainda que sem verbo) e pelas informações que me chegavam, em algumas coisas pareces estar "à frente" (se é que isso se pode medir) de alguns meninos da tua turma que já têm 2 anos. Ao que o doutor respondeu que era muito bom ti estar com crianças mais velhas porque isso ajudava ainda mais a puxar por ti. Perguntou se andavas na natação e quando eu disse que sim, comentou que era muito bom, não para aprenderes a nadar mas para te habituares à água. Quanto a isso tudo bem porque tu na água és tipo peixe, ainda não chegaste à fase do medo de lá entrar. Também perguntou se ainda adormecias ao colo ao que respondi que não, que desde que comprámos a cama baixa como ele sugeriu na consulta anterior, que adormecias na cama e até gostavas de ir para lá fazer ó-ó sem ninguém te mandar. Agora falta a fase do adormeceres sozinha sem um de nós lá ao lado, que ainda aconteceu poucas vezes. Depois andaste a passar modelos na "catwalk" e está tudo óptimo contigo.

Nesta altura já ela estava a dizer "mãe mão pota" e a puxar-me a mão em direcção à porta para se ir embora. Ainda teve tempo de dizer "tau" ao "doute" e de mandar beijinhos com a mão. Daqui a 3 meses há nova consulta, quem sabe quantas coisas novas irás aprender até lá...

5 comentários:

Inês disse...

Realmente a rapariga está mesmo muito desenvolvida para a idade especialmente a nível da linguagem, mas não será de estranhar porque por aquilo que tenho lido ela tem andado muito à frente de outros piquininos :). Desde que esteja saudável e feliz melhor assim.

Rita disse...

quero muito ler este texto, mas agora a chefe não deixa :)
bjs

andreia disse...

ela esta mm muito deenvolvida na fala conheço miudos de 4anos quenao dizem tanta coisa como ela.
jinhos grandes
andreia

Rita disse...

ena, já li e gostei muito :)
parabéns À peixa que é fõ de areia, é tagarela e elegante tipo modelo!
bjs

Rita disse...

fã!